O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e o ex-Director do Jornal “Público”, José Manuel Fernandes, participam no encontro “Uma Conversa sobre Portugal, o Mundo e a Igreja Católica”. Promovida pela Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro com o apoio da Câmara de Aveiro, esta conversa irá versar sobre temas da actualidade.
A última década foi, para Portugal, uma década perdida? Podemos ter esperança no futuro? Como portugueses, temos "medo de existir" ou temos "História a mais"? Que papel tem a Igreja Católica hoje em Portugal? E no Mundo? No centenário da República, que balanço fazemos das relações entre o Estado e a Igreja? Eis algumas das questões que, colocadas por José Manuel Fernandes, anterior director do jornal "Público", serviram como ponto de partida para uma troca de cartas com o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e ainda Prémio Pessoa 2010.
O volume, intitulado "Diálogo em tempos de escombros - Uma Conversa sobre Portugal, o Mundo e a Igreja católica" é prefaciado por José Tolentino Mendonça. E é partir desta publicação que surge esta conversa marcada para as 21h30 no Teatro Aveirense. Diário de Aveiro |