A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Biologia da UA inauguram, hoje, às 18h30, a exposição de ilustração científica «Animais no seu esplendor pelo desenho a rigor», da autoria da bióloga Davina Falcão. Esta exposição estará patente ao público até ao dia 3 de Abril, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é gratuita.
"Animais no seu esplendor pelo desenho a rigor" insere-se no projecto "Perspectivas Arte & Ciência", da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, lançado no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade. Este projecto explora a relação entre a Arte e a Ciência, e pretende comunicar e divulgar a ciência fomentando o aumento da literacia científica dos cidadãos e a captação de novos públicos para a ciência.
A arte está associada ao uso de competências e imaginação na criação estética de determinados objectos, ambientes, ou experiências que podem ser partilhadas com outros. É construída por artistas a partir da percepção, emoções e ideias, e tem como objectivo estimular o pensamento ou a consciência em um ou mais espectadores. Neste projecto, através da fotografia, da ilustração científica, holografia e da pintura, o conhecimento científico viaja dos laboratórios de investigação, ou dos ateliers até ao público em geral.
A ilustração científica é uma forma que permite expressar, dentro da subjectividade da Arte, a objectividade da Ciência quando se alia rigor científico na construção de uma imagem. O artista recorre ao uso de diferentes técnicas como lápis de cor, aguarela, scratchboard… na criação de obras de Arte que pretendem valorizar a imagem nas suas três dimensões em formado de duas dimensões. A inauguração está marcada para as 18h30. Diário de Aveiro |