ESTUDO SOBRE O FUTURO DA AV. LOURENÇO PEIXINHO ESTÁ "A PARTIR DO ZERO".

O estudo sobre a requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho está a partir do zero. O novo projecto, que está a ser elaborado pela Universidade de Aveiro, a pedido da câmara municipal, tenta desenhar o futuro da principal artéria de cidade, deixando todas as possibilidades em aberto. Quem o adianta é Jorge Silva, presidente da Associação Comercial de Aveiro, entidade que também está a ser envolvida neste estudo.

"Neste momento, está tudo novamente em aberto. Partimos do zero e vamos fazer um trabalho profundo sobre como é que achamos que deve ser a avenida no futuro", revelou Jorge Silva. Pela parte da Associação Comercial de Aveiro, foram já constituídas três subcomissões de comerciantes - representativas de cada zona da avenida -, "e estão já a começar a trabalhar para depois apresentar as ideias a esta equipa da UA", acrescentou o presidente da ACA.

Importa lembrar que a Associação Comercial de Aveiro já tinha encomendado ela própria um estudo para o futuro da avenida, na altura em que a autarquia avançava ainda a possibilidade de vir a ser construído um parque de estacionamento subterrâneo naquela artéria. "O que nós dizíamos é que a avenida não pode ser uma zona de tráfego como é hoje em dia. Achamos que só deveria vir à avenida quem vem consumir", recordou Jorge Silva, acrescentando que, também era ponto assente que os automóveis não deveriam ser totalmente retirados daquela artéria.

Quanto ao parque de estacionamento subterrâneo, "nunca fizemos 'pressing' para que não se fizesse estacionamento subterâneo". "Mas se o quiserem fazer devem devem pensa muito bem como o fazer, pois as casas comerciais que estão à superfície vão sofrer com as obras", argumentou o presidente da Associação Comercial de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt