A primeira fase da participação do Instituto Duarte de Lemos no Projecto “Parlamento dos Jovens”, subordinada ao tema “Violência em meio escolar”, desenrolou-se ao longo do mês de Janeiro e culminou com a eleição dos três deputados (incluindo um suplente) que representarão a Escola na Sessão Distrital a realizar entre 28 de Fevereiro 29 de Março. O processo eleitoral decorreu de 17 a 21 de Janeiro, tendo-se registado a maior participação de sempre, com mais de três dezenas de alunos directamente envolvidos e três listas concorrentes. Teve como momentos mais significativos o debate entre as três listas de candidatos, o acto eleitoral destinado a eleger os 23 deputados à Sessão Escolar e naturalmente a referida sessão, onde foram eleitos os representantes finais do Instituto Duarte de Lemos a nível distrital.
Para o final do mês de Janeiro ficou adiada, por motivos de agenda pessoal, a sessão que contará com a presença do deputado Michael Seufert.
A Sessão Escolar teve lugar no dia 21 de Janeiro, sendo que aí os deputados eleitos discutiram as propostas de cada uma das listas, tendo chegado às três propostas de recomendação do projecto do Instituto Duarte de Lemos: Criação imediata de um plano nacional de formação centrado no problema da prevenção da violência em meio escolar, destinadas a todos os agentes de educação: pais, encarregados de educação, auxiliares de acção educativa e docentes dos Ensinos Básico e Secundário; Criação imediata e obrigatória de um gabinete em cada escola constituído por professores, psicólogos, representantes de pais/encarregados de educação e alunos, com o objectivo de diagnosticar, prevenir e actuar sobre o problema da violência em meio escolar; e criação de um concurso, destinado a todos os estudantes do Ensino Básico e Secundário, para elaboração de uma campanha nacional de sensibilização e prevenção da “Violência em meio escolar”, que será posta em prática no lectivo seguinte.
Os resultados apurados ditaram a vitória da Lista R, que obteve 105 votos e 9 deputados, seguida da Lista D, com 94 votos e 8 deputados, enquanto a Lista S mereceu a confiança de 65 alunos, que lhe valeu a eleição de 6 deputados. Foram eleitos os alunos Daniela Simões, Pedro Martins e Bárbara Figueiredo, ficando esta última como deputada suplente. Diário de Aveiro |