BE CONTRA GESTÃO CENTRALIZADA DE PORTOS PORTUGUESES.

O Bloco de Esquerda manifesta preocupação quanto a uma possível gestão conjunta dos portos portuguesas. A fusão dos portos nacionais numa única empresa merece a crítica do BE que reuniu com a administração do Porto de Aveiro. Para o BE é “inaceitável esta centralização da gestão portuária que representará uma perda enorme da autonomia regional nesta matéria”. O deputado Pedro Filipe Soares, que integrou a comitiva do BE, considerou a ideia da centralização da gestão portuária um enorme ataque à região de Aveiro e uma clara desvalorização do papel regional neste assunto.

Ainda segundo o partido, a APA terá “indicado que não vê com bons olhos quaisquer alterações que impliquem uma perda de autonomia na gestão do Porto de Aveiro” e que esta opção “poderá colocar em causa o ritmo de crescimento da actividade do Porto de Aveiro que aumentou 25% em 2010, tendo atingido valores recorde”.

Contra a política de centralização, o BE defendeu ainda a “necessidade da construção da ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca, proposta que está englobada no Plano Nacional Ferroviário que será apresentada pelo BE na Assembleia da República no início do Fevereiro”. Seria, segundo o BE, “um exemplo de investimento público com valor acrescentado para a economia e ambiente, com enormes benefícios para a região de Aveiro”.

O encontro com a administração da AP permitiu ainda o debate de temas como a erosão costeira e o BE admite que coloca reservas sobre a forma de actuação da APA sobre a matéria da erosão costeira nas praias a sul do Porto de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt