A Festa das Fogaceiras 2011 tem o programa religioso reservado para dia 20 mas este Sábado é dia para o X Capítulo da Confraria da Fogaça da Feira, com Cerimónia de Entronização de novos Confrades e Confrades Miríficos. O encontro decorre no Castelo a partir das 10h30 . Está previsto o lançamento do livro de António Joaquim no Museu Convento dos Lóios às 16h00. À noite, há espectáculo de fados com Mafalda Arnauth que apresenta “Fadas” no Cineteatro António Lamoso.
A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular com 506 anos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria. É a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira. A Festa das Fogaceiras teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça.
S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira. Diário de Aveiro |