A Comissão do Mercado Interno e da Protecção do Consumidor aprovou o relatório "Reduzir as desigualdades no domínio da Saúde na UE" subscrito pela eurodeputada Regina Bastos que foi nomeada pelo Partido Popular Europeu (PPE) “Shadow Rapporteur” da Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores. Neste relatório é apresentado um conjunto de emendas visando eliminar desigualdades no domínio da saúde. Regina Bastos defende a “necessidade de, para além dos Governos Nacionais, também as autoridades regionais, locais, e agentes da economia social, serem activamente associadas às acções realizadas nestes domínios, sendo o seu envolvimento fundamental para a redução das desigualdades nos domínios da saúde”.
Destacou a necessidade de um plano concreto para o combate às desigualdades na saúde nas zonas rurais, tendo em consideração os desafios que se colocam pelas alterações demográficas". Uma outra causa das desigualdades na saúde prende-se com a existência de zonas geográficas pobres em profissionais da saúde.
Tendo em conta esta realidade, a Deputada do PSD, Regina Bastos, apresentou uma proposta, que foi aprovada, no sentido de "na próxima proposta legislativa relativa às qualificações profissionais, a Comissão reforçar o mecanismo de reconhecimento de qualificações, o que encorajará a mobilidade dos profissionais de saúde". Diário de Aveiro |