BE QUESTIONA GOVERNO PELA AMEAÇA AMBIENTAL DO NAVIO RUSSO ANCORADO EM S. JACINTO.

O Bloco de Esquerda realizou uma visita, esta manhã, junto do navio Verkhovina, de bandeira russa, que se encontra em S. Jacinto, atracado na área dos antigos estaleiros daquela localidade. A visita foi motivada pela situação de perda de estabilidade do navio, que já foi reconhecida publicamente pela Administração do Porto de Aveiro.

"A possibilidade do navio virar é cada vez mais forte, o que resultaria em problemas ao ambiente e à navegabilidade da Ria de Aveiro, bem como em problemas económicos no sector turístico local, dado que este tem uma grande dinâmica relacionada com actividades de pesca", refere o BE, em comunicado.

O Bloco de Esquerda considera "urgente" que sejam tomadas acções para garantir que o navio não colocará em causa a segurança ambiental envolvente, nem a navegabilidade da Ria de Aveiro, razão pela qual decidiu endereçar uma pergunta ao governo, através do deputado do BE, Pedro Filipe Soares, que esteve presente na visita. "Por um lado, questiona-se se a empresa proprietária da embarcação já foi instada a garantir pela segurança do navio. Por outro lado, é necessário saber se as entidades públicas competentes já realizaram acções inspectivas que atestem dessa garantia da segurança", especifica o BE, a propósito da pergunta enviada ao Governo.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt