O Beira-Mar comemora 89 anos de vida no dia 1 de Janeiro de 2011. O programa prevê Missa na igreja da Vera Cruz às 11h30 e romagem aos cemitérios da cidade onde repousam atletas, treinadores e dirigentes falecidos. A celebração terá continuidade no dia 14 com um jantar que homenageia antigas figuras do clube. Fernando Vinagre, da Comissão Administrativa, já disse que se trata de ligar o clube à sua base social. “É exactamente com estas iniciativas que vamos procurar a união dos beira-marenses para que cada um traga um amigo e se faça sócios. Com estas iniciativas queremos união de esforços. Não pode haver divórcio tão grande entre pessoas de Aveiro”, explicava o dirigente.
Quanto às homenagens são também sugeridas por sócios com propostas entregues até este final de ano. Nos 89 anos o clube procura lembrar figuras das décadas de 60 e 70. Fernando Vinagre justifica, desta forma, o estabelecimento de critérios que evitam figuras mais recentes. Ainda assim, diz que essa figuras serão lembradas já dentro de um ano. “Tivemos como critério de exclusão dos ex-presidentes que ficam para o futuro, também outras personalidades que tiveram ou têm processos jurídicos, para além de directores e pessoal que exerçam cargos actualmente. O princípio que a CA entendeu tomar foi que seriam homenageadas antigas personalidade das décadas de 50, 60 e 70 e que nunca foram distinguidas”, explica Fernando Vinagre com critérios que têm sido alvo de algumas críticas sobretudo nas redes sociais.
As propostas dos sócios estão a chegar e muitas incidem em ex-dirigentes mas a CA adia qualquer homenagem para 2012. “Têm chegado sugestões. Algumas estão dentro dos pressupostos e outros nomes colidem com o que pensámos. Há muitas sugestões para ex-presidentes mas agora vamos fazer essa exclusão. Esse leque fica para os 90 anos”, refere Fernando Vinagre num tema que promete ser fracturante no seio do Beira-Mar. Diário de Aveiro |