CASA MELHOR APOIOU 124 FAMÍLIAS EM 6 ANOS E MANTÉM VALORES PARA 2011.

Balanço positivo ao programa “Casa Melhor”. A Câmara de Estarreja diz que ajudou, desde 2004, 124 famílias a fazerem obras de conservação nas suas habitações, ao abrigo do programa Casa Melhor, num investimento superior a 425 mil euros. Balanço feito durante a sessão de entrega das comparticipações financeiras a 13 famílias, no âmbito da 8ª edição do programa de Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município de Estarreja, que em 2010 apoia um total de 20 casos. José Eduardo de Matos, salientou que apesar da redução em 21% dos Orçamentos para 2010 e 2011 vai “manter e salvaguardar as políticas sociais”. A verba prevista para o programa Casa Melhor para 2011 é de 80 mil euros, igual aos anos anteriores.

O autarca realça a importância do programa ao “mobilizar as pessoas para elas próprias fazerem o que é necessário na sua própria casa”, ao mesmo tempo que mantém os beneficiários “no seu meio natural e afectivo”. “Conseguimos garantir que estas mais de 100 famílias possam manter a sua casa com melhores condições e lutar por ela,” salientando a colaboração das Juntas de Freguesia e demais parceiros sociais.

O tipo de obras é diversificado, sendo as mais frequentes reparações de telhados e o arranjo de paredes interiores, instalações sanitárias e instalações eléctricas. As obras podem ser financiadas até quatro mil euros por agregado familiar.

Uma das beneficiárias, Rosa Sousa, de Pardilhó, estava feliz por poder dar à neta uma casa confortável e que agora dispõe de um quarto para a criança que está sob sua custódia. “Agora são boas as condições”, afirmou, lembrando que chovia dentro de sua casa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt