A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) está a promover, desde o início do mês, o projecto PROVE. O PROVE – Promover e vender, é um projecto que aposta na capacidade empreendedora dos agricultores e tem como objectivo a produção de produtos hortofrutícolas e a sua comercialização, sem intermediários, do produtor para o consumidor, facilitando o escoamento.
Numa primeira fase a parceria do projecto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, mas face aos resultados alcançados, esta experiência tem vindo a ser replicada noutros territórios, como é o caso de Oliveira de Azeméis.
A comercialização dos produtos junto do consumidor final é feita através de cabazes, segundo relevou à Terra Nova Teresa Pousada, da ADRITEM. "O consumidor PROVE pode identificar dentro dos vários produtos disponíveis os que pretende ou não receber. Pode haver algum que não deseja receber, ou porque não aprecia e tem facilidade de acesso a esse produtos", referiu Teresa Pousada.
Todas as encomendas PROVE são efectuadas a partir do site do projecto (www.prove.com.pt) que começa, agora, a atingir uma dimensão nacional. Diário de Aveiro |