Instituto de Telecomunicações e Universidade de Aveiro dinamizam o projecto “conectar salas de aula ao universo”. O novo projecto do consórcio European Hands-on Universe (EUHOU) reuniu em Paris os parceiros, em Novembro, pretende levar a rádio astronomia às salas de aula de todos os países participantes no âmbito deste projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea). Serão instalados 5 pequenos radio telescópios, denominados Small Radio Antenas (SRT), em França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia.
Com coordenação europeia a cargo da Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, a coordenação desta iniciativa em Portugal é do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), representante português do projecto European Hands-on Universe. Participam no projecto os seguintes países: França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha. O projecto é financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia.
A antena Portuguesa será recebida pelo concelho de Pampilhosa da Serra, no mesmo local onde está instalada a antena de 9m do projecto internacional GEM-P (Galactic Emission Mapping), com coordenação pelo Grupo de Radio Astronomia do Instituto de Telecomunicações, que irá cartografar a Via Láctea, juntando assim uma vertente educativa ao seu projecto. Os SRT são antenas de rádio de 3 metros de diâmetro, equipadas com um receptor com design do Haystack Observatory do MIT, recebendo a emissão da Via Láctea, na frequência de 1.4GHz (comprimento de onda de 21cm).
Um SRT poderá ser operado remotamente pela comunidade escolar, através da Internet, permitindo a introdução de diversas temáticas de forma inovadora, como por exemplo: o Sol, a Galáxia, a matéria escura, o papel das tecnologias de Informação e electrónica, etc.
Este projecto europeu vai desenvolver a primeira rede europeia de radiotelescópios para educação. Serão desenvolvidos no âmbito deste projecto recursos pedagógicos para o estudo na nossa galáxia em sala de aula recorrendo a métodos interactivos baseados no Inquiry Based Science Education (IBSE) e usando as novas tecnologias de Informação e Computação.
A primeira sessão para professores da Europa, com o intuito de testar e adaptar os recursos às diferentes realidades dos países participantes terá lugar na Pampilhosa da Serra de 10 a 13 de Abril de 2011. Esta sessão conta com o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra que vê neste investimento um importante passo no sentido de atrair o interesse dos estudantes para as ciências espaciais e as ciências de Informação e computação.
Esta é uma de novas acções ao alcance das salas de aula que irão proporcionar a partir da Pampilhosa da Serra, no Pinhal Interior, um contacto directo inovador com as Ciências da Terra e Espaço e as Tecnologias de Informação. Integradas localmente pela Ludoteca Criativa da Pampilhosa da Serra no ESPAÇO JIRA - Juventude Inovação e Residência de Arte, estas acções contam também com a participação da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos Geo Espaciais da U. Porto (CICGE).
Complementarmente, o CICGE promoverá novas iniciativas experimentais na área da climatologia espacial e Física Solar, enquanto a Fábrica CCV promoverá novas abordagens na divulgação da ciência e experimentação na educação não formal das ciências.
Texto: Pedro PomboDiário de Aveiro |