Um dos maiores especialistas portugueses em lince-ibérico, Pedro Sarmento, realiza as suas provas de doutoramento com a defesa de uma tese sobre «Interacções espécies-habitat numa comunidade de carnívoros», desenvolvida sob a orientação científica de Carlos Fonseca, do Departamento de Biologia da UA. As provas têm lugar na Sala de Actos Académicos, no edifício da Reitoria da UA.
A investigação incide sobre a ecologia dos mamíferos carnívoros na Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), localizada no centro-este de Portugal. Através do uso de armadilhagem fotográfica, foram estudadas relações espécies-habitats para cinco-espécies: gato-bravo (Felis silvestris), fuinha (Martes foina), raposa (Vulpes vulpes), gineta (Genetta genetta), e sacarrabos (Herpestes ichneumon). É uma prova marcada para esta manhã na sala de actos académicos no edifício da Reitoria.
Ainda hoje, de tarde, haverá provas de Mestrado de Pedro Pereira sobre «A selecção de habitat por carnívoros na Serra do Bussaco», fruto da forte presença, empenho e trabalho da Universidade de Aveiro na Mata Nacional do Bussaco e áreas envolventes. Nesta mesma linha, Luís Pascoal da Silva defendeu a sua tese de Mestrado em Biologia Aplicada, intitulada «Impacto da gestão florestal na reprodução de chapins», no passado dia 14 de Dezembro, apresentando resultados inéditos dos impactos das monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto nas populações de chapins. Diário de Aveiro |