A Associação Empresarial de Águeda faz eco dos comentários de populares em Águeda sobre a instalação de faixas para bicicletas na cidade de Águeda. Em carta endereçada à autarquia lembra que no último mês foram pintadas várias faixas de vermelho de forma a delimitar a circulação de bicicletas do tráfego automóvel em várias ruas da cidade, passando a via rodoviária a ser partilhada com as bicicletas em espaços separados.
Diz que, agora, sim, irá ser notada falta de segurança uma vez que as “faixas para circulação de bicicletas ora criadas são uma tentação para o excesso de velocidade, e nem sempre estão livres de obstáculos uma vez que foram instaladas na via rodoviária já existente e não em espaço especialmente concebido para o efeito, como sucedeu noutras cidades do País, nomeadamente Viseu e Castelo Branco”.
Lembra que nessas localidades do interior do País, criaram-se espaços próprios para circulação de bicicletas sem diminuir a área antes reservada aos automobilistas, que continuam a dispor do mesmo espaço, para circulação ou estacionamento. A estes não lhe foi retirada qualidade de vida na cidade. Aos de Águeda sim”. Na opinião da AEA a instalação desta infra-estrutura deverá ser repensada. Diário de Aveiro |