Aveiro acolhe a apresentação dos produtos criados para a Implementação do Projecto “Redes para a Inclusão”. Neste encontro serão apresentadas as conclusões dos três Fóruns realizados no decorrer do projecto e subordinados às problemáticas: situações de risco que afectam a população infantil e juvenil, qualidade de vida da população idosa e integração da população no mercado de trabalho. O primeiro encontro intitulado “Inclusão Social – Uma Mudança com Trabalho” realizou-se no dia 8 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda com a participação de 127 pessoas, o segundo que teve lugar em Aveiro “Fórum de Inclusão Social de Crianças e Jovens – um futuro (s)em risco?” no passado dia 23 de Junho que foi organizado pela Rede Social de Aveiro e contou com 140 participantes. O último teve lugar no dia 14 de Setembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com o tema “Inclusão Social de Idosos – realIdade ou utopia?”.
Do desenvolvimento do Projecto resultou ainda a realização de três filmes de curta duração, que constituirão a base de três campanhas de informação e sensibilização pública sobre as referidas problemáticas, cujo lançamento será realizado através da difusão de cartazes em espaços públicos dos Concelhos que integram a sub-região do Baixo Vouga. Este filmes tiveram a participação, enquanto actores, de pessoas que vivenciam, ou vivenciaram ao longo do seu trajecto de vida, situações de vulnerabilidade social relacionadas com os referidos problemas. A produção dos filmes foi da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
O projecto “Redes para a Inclusão” decorre da comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – 2010 – e encontra-se em implementação no território do Baixo Vouga, tendo como entidade promotora a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN) e como entidades parceiras as Redes Sociais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
A sessão de apresentação começa por volta das 15h30 no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Diário de Aveiro |