GRUPO DE JOVENS A TULHA (GAFANHA DE AQUÉM) ESTÁ NA DIRECÇÃO DA FAJDA.

Foi num ambiente de Gala que tomaram posse os novos corpos sociais da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, no passado sábado dia 27 Novembro, numa unidade hoteleira em Aveiro. José Carlos Coelho foi reeleito para mais um mandato à frente da direcção. Vitor Gomes da Associação Sol Nascente de Castelo de Paiva e Ana Teixeira da URATE de Oliveira de Azeméis são os novos vice presidentes. Da nova direcção fazem parte ainda Nuno Ribeiro da Juventude de Sanguedo(Feira), Rafael Vaz, da Tulha (Ílhavo), Francisco Ferreira e Diogo Brito, de Arouca e finalmente Marco Silva do Grupo Etnográfico Terras de Cambra. José Vaz e António Jorge presidem à Assembleia Geral e ao Conselho Fiscal, respectivamente.

A FAJDA, que representa as Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, tem sede em Arouca e comemora durante o corrente ano, vinte anos de existência. Nesse sentido e com a presença de cerca de 150 jovens e dirigentes associativos e convidados, realizou-se o Jantar de Gala onde a Direcção decidiu atribuir 20 troféus “FAJDA20” aos nove fundadores da Federação, a Óscar Brandão, ex. Presidente da Direcção da Federação, Hermínio Loureiro, Miguel Fontes, Armado Zola e Manuel Malícia, foram também homenageados. A Câmara Municipal de Arouca e o Instituto Português da Juventude foram as duas entidades que receberam o galardão. “Continuo um defensor do associativismo como forma de integração social e de combate por um Portugal melhor”, esta foi a mensagem enviada por outro dos homenageados, António José Seguro, também ex. Secretário de Estado da Juventude.

Completando a entrega dos vinte troféus, a FAJDA decidiu atribuir o galardão aos três presidentes de direcção mais jovens das associações juvenis do Distrito de Aveiro, Sílvia Vieira, da Associação Juvenil de Ciência, de Aveiro com 19 anos; Fernando Almeida, da Associação Jovens de Cambra, de Vale de Cambra, com 21 anos e Telma Lopes, presidente da Direcção da ACAD, de Aveiro, com 22 anos. Miguel Nascimento, Director Regional do Centro do IPJ e Pedro Vaz, Assessor do Secretário de Estado da Juventude centraram as suas intervenções na importância do associativismo juvenil no distrito de Aveiro e no país, na participação dos jovens na vida associativa e no reforço, apesar dos constrangimentos orçamentais, do apoio financeiro que o estado vai continuar a atribuir ao movimento associativo juvenil em Portugal.

Pedro Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro acompanhou os restantes intervenientes nos elogios ao trabalho da FAJDA em prol do associativismo juvenil do Distrito. José Carlos Coelho agradeceu a participação dos fundadores e das associações na Gala e na aceitação de todos os dirigentes para fazerem parte da Lista dos novos corpos sociais tendo sido possível fazer a maior renovação de sempre nos respectivos órgãos. José Carlos Coelho declarou ser sua vontade transformar este seu último mandato num projecto de "passagem de testemunho" dizendo inclusive que espera que da nova direcção surja em tempo oportuno a solução de sucessão na presidência.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt