CONFRARIA CAMONIANA MANTÉM TRADIÇÃO E RECRIA MATANÇA DO PORCO.

A Confraria Camoniana mantém a tradição da matança do porco à moda antiga. Hoje à tarde e amanhã no mercado de Ílhavo junta amigos para um convívio solidário.

Domingos Cardoso espera reunir amigos e angariar fundos para os cabazes de Natal: “Queremos recriar e manter a tradição da matança do porco. Queremos reunir a família camoniana e todos aqueles que quiserem participar porque o encontro terá, também, um cariz social. Assim, o dinheiro angariado com os almoços será destinado para a compra de um cabaz de Natal que será distribuído por obras de assistência social do concelho”.

A matança do porco à moda antiga em Ílhavo será recriada durante a tarde e o dia de amanhã. Domingos Cardoso admite que hoje já é possível ter o acompanhamento de um veterinário dando um carácter legal ao acontecimento: “O porco é morto por um técnico e depois é chamuscado com as agulhas do pinheiro e lavado à maneira antiga. Irá estar lá um veterinário que examinará as vísceras para ver se tem alguma doença. Está tudo de acordo com a lei”.

Matança do porco no mercado de Ílhavo.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt