ULISSES PEREIRA QUESTIONA GOVERNO SOBRE EFEITOS DA DOENÇA DO NEMÁTODO NA FLORESTA.

Ulisses Pereira questiona o Governo sobre os efeitos da doença do nemátodo na floresta portuguesa. Segundo informações divulgadas pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, mais de metade (380 mil hectares) dos 550 mil hectares de floresta de pinhal em Portugal está afectada com a doença do nemátodo (verme que provoca a morte das árvores afectadas). Pelos dados revelados pela mesma Associação, no ano 2000 Portugal tinha um milhão de hectares de pinheiro.

Para o PSD, “se não forem tomadas medidas o pinhal poderá mesmo desaparecer, sofrer embargos à sua comercialização, causando graves impactos económicos e na paisagem”. Os deputados pretendem saber do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas qual o número de acções de prospecção e eliminação de árvores com sintomas de declínio por efeito do nemátodo do pinheiro realizadas na área da região Centro do País e que acções de reflorestação foram realizadas.

A outro nível, os Deputados interrogam o Governo sobre se este admite a hipótese de embargo à exportação de madeira de pinho nacional e, nessa eventualidade, que acções pretende implementar na salvaguarda deste importante sector económico.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt