A directora do Serviço de Reumatologia do Hospital Infante D. Pedro, afirma que a alimentação e o exercício físico são actos fundamentais na prevenção da osteoporose. Anabela Barcelos explica, ainda, que as mulheres na pós-menopausa e qualquer pessoa a partir dos 65 anos são os mais susceptíveis à osteoporose, embora a doença deva ser prevenida desde a infância: "As mulheres na pós-menopausa e qualquer homem ou senhora após os 65 anos, embora nós saibamos que a menopausa é um marco na vida das senhoras e na susceptibilidade à osteoporose. Tem a ver com as hormonas sexuais femininas, mas, no entanto a osteoporose não é exclusiva desta faixa etária. Devemos prevenir a osteoporose desde a infância e isso passa pelos nossos hábitos alimentares e estilos de vida. A osteoporose, apesar de poder ser diagnosticada numa fase mais tardia da vida, deve e tem obrigação de ser prevenida desde a infância".
A prática de exercício físico, uma boa alimentação e o reforço do cálcio são os principais conselhos da especialista em reumatologia na prevenção da osteoporose: "A nossa população cada vez é mais sedentária e a actividade física é muito importante. Com o passar do tempo, à medida que vamos ficando mais velhos, há um desgaste de todos os nossos tendões e músculos e é necessário manter alguma ginástica para regular e para manter a robustez de toda a musculatura à volta da articulação. Talvez seja o melhor conselho que posso dar, aliado aos cuidados alimentares e reforço do cálcio que também são importantes".
Declarações da Directora do Serviço de Reumatologia do Hospital de Aveiro ao programa "Hospitalidades". Diário de Aveiro |