PORTUGAL e o SONHO
Crónicas da Sagres - V
Desta tirada de cinco dias a bordo do NRP Sagres entre Bangkok e Singapura na sua Volta ao Mundo 2010, fica agora o momento da chegada a bom porto, culminando a travessia do Golfo da Malásia, com o desfrutar de muitos momentos especiais, de partilhas e reflexões, oportunidade de rever momentos de há quase 26 anos e somar-lhe esta experiência única como alimento da Portugalidade e do gosto pelo Mar.
A aposta que vamos continuar a cultivar é de aprofundar a opção de ter sempre “O Mar por Tradição”, Portugal no coração referenciado numa Bandeira grande, e o NRP Sagres como um dos seus principais Embaixadores, que usa como o seu prato obrigatório à Segunda-feira (hoje foi ao jantar) e nos momentos de gala para recepção dos seus convidados, um Bacalhau (de Ílhavo, fornecido pela Associação dos Industriais de Bacalhau para esta Volta ao Mundo) à Brás.
Curiosamente, no dia em que escrevo esta última Crónica da Sagres, 18 de Outubro de 2010 assinalam-se precisamente 26 anos do primeiro dia da minha primeira viagem no Navio Escola Sagres, de Lisboa ao Funchal, no final do processo de admissão como Cadete da Escola Naval, a bordo do qual e três dias depois comemorei os meus dezoito anos de vida.
Foi o actual Comandante do NRP Sagres, Capitão de Fragata Proença Mendes, Camarada de Curso do Conde São Vicente e companheiro dessa viagem, que me lembrou hoje ao final do almoço esta data que convosco partilho com particular gosto e boa memória.
Era o sonho de fazer coisas por Portugal, de realizar uma carreira e de tentar ser feliz, numa navegação na Marinha que acabou por ser de curta duração, mas de muito profunda eficiência de formação individual a vários níveis e valores.
O sonho cultiva-se a cada dia, no exercício da Cidadania, da Família, dos Amigos, da vida da Escola e da Profissão, das apostas em fazer Mais e Melhor pela Nossa Terra, servindo no Poder Local Democrático, as Gentes do Município de Ílhavo, da Região de Aveiro e de Portugal.
Hoje, quando incentivo os Jovens a aproveitarem a vida ao máximo, a concretizarem os seus sonhos de forma saudável, sempre chamo a atenção para uma Cidadania activa, para o exercício da política que no Poder Local tem uma escola e uma relação especial entre a decisão e a consequência, para o crescimento em equipa com os outros que navegam connosco na viagem da vida.
Apreciar o Nascer e o Pôr-do-Sol, saber definir os rumos com a ajuda das estrelas ou dos aparelhos modernos de apoio à navegação, definir objectivos de cada viagem, saber comemorar as vitórias e a bonança, saber encontrar forças para aguentar o mau tempo e seguir caminho depois das derrotas, são atitudes fundamentais para concretizarmos os Sonhos.
Navegar é preciso e é muito formador para viver.
Viver sempre com contributos de Paz e de Solidariedade, assumindo a Responsabilidade de sermos parte da vida da Comunidade.
Ser Comunidade com permanente opção por ser empreendedor, tirando ensinamentos da história e da cultura, dos testemunhos de vida dos Ansiãos, honrando- -os com a coragem determinada de inovar para responder à mudança vertiginosa que o tempo nos trás a cada dia.
Sonhar que vamos ser capazes e que temos a oportunidade de ser obreiros de um Mundo melhor.
Em cada Vida, em cada Grupo de Pessoas, em cada Terra, em cada Mundo.
Portugal é um projecto que tem raiz profunda e que tem de ter, por contributo de todos, presença no futuro que vai chegar.
O NRP Sagres, do alto dos seus 73 anos de vida, é um cultivador dessa história e um alimentador dessa esperança, que nesta viagem se multiplica por centenas de milhares de Pessoas de todo o Mundo.
É um agente activo e moderno da Portugalidade, da Paz e do respeito pelo Ambiente.
Partilhámos notas sobre a presença de Portugal no Mundo, ideias sobre a gestão da Crise e do Orçamento, desafios sobre a construção da quarta República e a materialização dos Sonhos que a oportunidade extraordinária da vida nos proporciona.
Alargámos os horizontes olhando o horizonte lá longe, verificando os pontos de luz de quem nos acompanhava à noite, quase tocando o equador chegando a um grau de latitude Norte.
Agora é tempo de rumar a outros destinos, cumprir novos objectivos, apostar em continuar a crescer, com essas e outras notas, ideias e desafios, crescendo com novos horizontes.
Sempre é tempo de Sonhar e de aproveitar a vida para realizar os nossos Sonhos e ajudar os outros a concretizarem os seus.
Do NRP Sagres, agora em Singapura, ficam estas minhas notas, registam-se as vidas de cento e cinquenta Marinheiros Portugueses que sonham chegar bem a Lisboa no próximo dia 23 de Dezembro de 2010, cumprida esta importante missão. Uma Tripulação fantástica, que não acusa o desgaste de uma viagem que já leva nove meses, e tira desses nove meses a geração de motivação para os dois meses que tem pela frente.
Siga a Marinha.
Boas Viagens para Todos, Rumo a Mais e Melhor Futuro, com Bom Portugal.
E sempre com Sonhos para concretizar.
José Ribau Esteves, eng.
Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
Diário de Aveiro |