No âmbito do Centenário da República hoje é dia de lançamento da obra "Roteiro Republicano de Aveiro", da autoria de Flávio Sardo e de António Neto Brandão.
No âmbito das Celebrações do Centenário da República, estão a ser lançados vários Roteiros Republicanos, por cada um dos 18 distritos e mais dois para as regiões autónomas, que se destinam a pôr à disposição instrumentos acessíveis para o conhecimento da História da Primeira República, à escala da história regional, essencialmente na sua dimensão urbana.
O Roteiro Republicano de Aveiro tem sete capítulos: "O Liberalismo nas Suas vertentes Económica e Social – 1820 - 1880"; "José Estêvão - Figura Tutelar e Símbolo da Liberdade"; "O Republicanismo – Primeiras Manifestações"; "A Proclamação da República em Aveiro"; "Os Congressos em Aveiro"; "A República no Distrito de Aveiro – Propaganda e Implantação" e "Toponímia Republicana no Distrito de Aveiro".
Flávio Sardo nasceu na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e exerce advocacia em Aveiro desde 1959. Participou activamente nos Congressos da Oposição Democrática ocorridos na cidade, sendo que chegou a integrar o Secretariado e a Comissão Executiva no 3º Congresso da Oposição. Foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Aveiro desde a sua constituição em 1974, após o 25 de Abril, até Dezembro de 1976 e posteriormente, foi membro da Assembleia Municipal de Aveiro.
António Manuel Neto Brandão nasceu em Eixo, Aveiro, em 1939 e é licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra. Depois de cumprir o serviço militar em Angola regressou a Aveiro, onde passou a exercer advocacia. A sua carreira política ficou marcada pelo acérrimo apoio à candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República em 1958 e, em 1961 e em 1969, pela sua participação activa, através da Oposição Democrática nas campanhas para as eleições legislativas.
Este aveirense foi também um dos promotores da Comissão Regional de Apoio aos Presos Políticos; secretário executivo da Comissão Organizadora do III Congresso da Oposição Democrática; um dos fundadores do Movimento Democrático Português (MDP/CDE) e Primeiro Governador Civil do Distrito de Aveiro após o 25 de Abril (1974 – 1976). Nos anos seguintes foi secretário (1978 – 1980), vogal (1981 – 1983) e presidente (1987 – 1989) da delegação da Comarca de Aveiro da Ordem dos Advogado e vice-presidente do Conselho de Deontologia de Coimbra da mesma Ordem durante dois mandatos, entre 2002 e 2007; Presidente da Comissão Distrital de Aveiro da Candidatura de Salgado Zenha à Presidência da República em 1986 e, em 2006, Mandatário Distrital da Candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República. No triénio 2007-2010 foi Membro do Conselho Geral da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.
A sessão de apresentação está marcada para as 18h30, no edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro. Diário de Aveiro |