O Executivo Municipal de Ovar adjudicou à Teixeira Duarte a empreitada do Parque Urbano de Ovar por 2.04 milhões de euros. Com uma área de 7,5 ha, o projecto do Parque Urbano de Ovar estrutura-se em amplos espaços verdes, relvados e arborizados, que se desenvolvem nas margens do vale, acompanhando o Rio Cáster. A partir dos diversos pontos de entrada e de saída desenvolvem-se caminhos discretos que ligam acontecimentos que marcam o parque, oferecendo-se como estadias. Deste projecto destaque ainda para a criação de um passeio longitudinal ao Parque Urbano, que se apresenta como uma promenade, e um enfoque ao Rio Cáster, considerado como elemento estruturante do Parque, sendo que os açudes propostos asseguram uma regularização da toalha de água.
Trata-se de um projecto que conta com o financiamento do Turismo de Portugal e do QREN, no âmbito das Parcerias para a Regeneração urbana, e tem por objectivo preservar e valorizar o património natural existente em Ovar, bem como dotar a cidade de um espaço natural de qualidade e com forte valor identitário. De salientar que a autarquia prevê investir cerca de 1,5 milhões de euros na aquisição e expropriação de terrenos destinados a esta empreitada.
O executivo aprovou por unanimidade a minuta do contrato da empreitada de Qualificação Ambiental do Buçaquinho por 1.4 milhões de euros. Esta obra intervém numa área localizada nos terrenos da antiga ETAR Esmoriz/Cortegaça para tornar num espaço atraente e passível de actividades de lazer ao ar livre. Diário de Aveiro |