O Centro Escolar Nossa Sra. do Pranto, em Ílhavo, hoje inaugurado, dá por terminado o ciclo de inaugurações de estabelecimentos de ensino que a Câmara Municipal de Ílhavo levou a cabo durante a última semana. Um investimento total de cerca de 10 milhões de euros que visa oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos e de trabalho ao pessoal docente e não docente.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo refere a importância de acolher diferentes valências num mesmo espaço, ao invés da antiga escola que se dividia por três espaços distintos: “Na velha escola da Sra. do Pranto, havia três telhados. Havia o telhado da escola, onde estavam as crianças do 1.º ao 4.º ano, o telhado do jardim-de-infância, uma pequena construção pré-fabricada, e o telhado daquele contentor improvisado que servia de refeitório e cantina. Agora, neste Centro Escolar, estamos todos debaixo do mesmo telhado. Os espaços são de todos nós e as crianças tornaram-se ainda mais importantes. Tudo aquilo que é o espaço só faz sentido quando se subordina aos serviços que prestamos”.
O Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento marcou presença na inauguração e referiu a importância da conclusão do ensino secundário antes do ingresso no mercado de trabalho. Fernando Medina sublinhou, ainda, que é fundamental oferecer oportunidade de estudo a quem não a teve no passado: “Queremos mais pessoas no ensino secundário e não permitir que jovem nenhum entre no mercado de trabalho sem concluir o ensino secundário e que aí possa escolher livremente o que quer fazer. Hoje que Portugal tem os meios, tem o dinheiro, tem os recursos, tem de dar uma oportunidade a todas as gerações de activos de portugueses que não tiveram oportunidade de estudar no passado, para que possam regressar à escola”.
O Centro Escolar da Nossa Sra. do Pranto representa um investimento de dois milhões de euros, comparticipados em 70% pelos Fundos Comunitários. Diário de Aveiro |