BLOCO DE ESQUERDA GARANTE QUE EN109 NÃO É ALTERNATIVA À A29.

O deputado do Bloco de Esquerda reafirma o posicionamento contra o pagamento das portagens nas SCUT. Os bloquistas viajaram, esta manhã, de Espinho até Aveiro pela Estrada Nacional 109 e chegaram à conclusão que aquela via não é alternativa à A29.

Pedro Soares garante que o mesmo percurso demora cerca de hora e meia na EN e apenas 40 minutos na A29: “Fizemos o percurso considerado alternativo à A29. Demoramos 90 minutos a fazer o percurso Espinho/ Aveiro, pela EN 109, enquanto que pela A29 demoramos apenas 40 minutos. Além disso, a 109 há muito que deixou de ser apenas uma estrada nacional e, em alguns troços, passa a ter características de estrada urbana. Passa por dentro de núcleos populacionais e o fluxo de trânsito que decorrerá das alterações decorrentes da introdução de portagens, resultará de uma diminuição da qualidade da segurança rodoviária existente”.

Para o deputado do BE na Assembleia da República o Governo não tem quaisquer motivos para introduzir portagens nas SCUT, e nem o retorno económico justificará aquela decisão: “O Bloco de Esquerda associa-se ao movimento de protesto geral que as comissões de utentes da SCUT propuseram para o dia 8 de Outubro e apela à participação em massa dos cidadãos. Consideramos essencial que haja pressão sobre o PS e PSD para que voltem atrás nesta decisão. Não há motivos para o fazer. Mesmo do ponto de vista económico, na prática, o Governo nunca soube dizer qual era o encaixe financeiro que teria com a introdução de portagens nas SCUT. Chegámos à conclusão que o valor das receitas das portagens na A29, deverá andar à volta dos 20 ou 30 milhões de euros. Este valor é menor que o investimento que o Governo fez na corticeira Amorim em 2009”.

O BE vai associar-se à manifestação dos utentes da SCUT, prevista para o próximo dia 8, sexta-feira.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt