OLIVEIRA DO BAIRRO ASSOCIA-SE AO MOVIMENTO “PLANTAR PORTUGAL”.

Oliveira do Bairro associa-se ao movimento “Plantar Portugal”. Num trabalho de parceria permanente através da Equipa de Coordenação Concelhia, o Movimento Plantar Portugal e a Câmara de Oliveira do Bairro vão trabalhar no sentido de proporcionar condições para que sejam estabelecidos equilíbrios fundamentais entre as populações e os ecossistemas que as rodeiam, promovendo nomeadamente a recuperação desses mesmos ecossistemas, compensando a perda de biodiversidade, fazendo o sequestro de CO2, entre muitos outros benefícios. Acção no Ano Internacional da Biodiversidade.

Joaquim Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e interlocutor do projecto na autarquia, explica que esta adesão se baseia na vontade partilhada de “aprofundar a consciência ambiental colectiva, ao promover atitudes saudáveis junto das populações, valorizando-as social e culturalmente mobilizando a sociedade civil”.

O autarca sublinha o interesse de ter, no concelho, o envolvimento da sociedade civil em acções de reflorestação, preservação e conservação da natureza numa altura em que a autarquia tem em marcha projectos de criação e conservação de espaços verdes e de lazer onde está prevista a promoção e preservação de espécies autóctones, “a autarquia funcionará como facilitadora, numa primeira fase de criação de uma Equipa de Coordenação Concelhia do movimento no concelho de Oliveira do Bairro e depois, como parceira no acolhimento de ideias e iniciativas de implementação de planos de conservação, recuperação, e compensação da perda da biodiversidade nos ecossistemas”. Uma das acções previstas, a curto prazo, e já anunciada pelo Movimento Plantar Portugal é a “Semana da Reflorestação Nacional” (23 a 28 de Novembro).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt