RIBAU ESTEVES DEFENDE NOVOS CENTROS ESCOLARES COMO “FEITO EXTRAORDINÁRIO”.

Ribau Esteves recusa a desvalorização da sucessão de inaugurações e defende o conjunto de cinco centros novos centros escolares como “feito extraordinário”. O autarca de Ílhavo falava, hoje, em Vale de Ílhavo, onde no lugar da antiga escola primária nasceu um centro escolar de 700 mil euros com capacidade para uma sala de pré-escolar e quatro salas de ensino básico. “Este momento é festivo e não um momento banal. Não há, em Portugal, Câmara Municipal que em 8 dias inaugura cinco centros escolares que encerram, em si, um investimento de 10 milhões de euros. Em si deveria ser um feito extraordinário. Para alguns parece uma banalidade. Estamos na terceira inauguração consecutiva e parece banalidade mas não é. É uma coisa muito importante na qual investimos há muito tempo nesta operação de qualificação de todo o parque escolar”, dizia o autarca num discurso dirigido a pais, professores, auxiliares, autarcas e população local.

Antes da inauguração oficial e da visita às instalações, dirigiu-se a pais e alunos apelando ao esforço individual e colectivo no estudo e, em tom irónico, falou na obtenção de resultados também fora da sala de aula. “Queremos futebolistas e basquetebolistas de primeira categoria. Este centro está equipado com balizas e tabelas porque queremos aqui 3 Ronaldos e gente para o basket. Fica combinado que quando forem as transferências há comissão para a Câmara pagar o centro escolar”, dizia o autarca entre os sorrisos de quem assistiu à cerimónia.

Entre as famílias que têm utentes no estabelecimento de ensino, registo para um avô que diz ter feito o ensino primário há cerca de 60 anos na antiga escola de Vale de Ílhavo. “Eu saí daqui há 55 anos. Fiz aqui os quatro anos e a admissão em Ílhavo e, por isso, com facilidade faço a ponte entre o que era o meu tempo e agora. Havia separação entre meninas e meninos e não havia porta nas casas de banho. Depois meteram a desinfecção com tubos galvanizados. Tínhamos que dar à bomba. Formaram-se aqui bons homens e mulheres mas hoje dá satisfação. Tenho netos nesta escola e penso que este investimento representa um querer de que as nossas crianças sejam melhores homens e mulheres úteis ao país”.

Para fechar esta série de inaugurações restam os centros escolares da Légua na sexta e de Nossa Senhora do Pranto na próxima Terça-feira.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt