A Câmara de Oliveira de Azeméis recebeu a equipa sénior de basquetebol da União Desportiva Oliveirense pela conquista do campeonato nacional CNB2. «É uma boa prática do município receber e distinguir os campeões pelos êxitos que ajudam a aumentar o prestígio de Oliveira de Azeméis e vocês deram o melhor ao envergarem as cores do clube», afirmou o presidente da autarquia na recepção aos vencedores que decorreu na sala de reuniões do executivo.
O autarca elogiou e felicitou o trabalho dos corpos dirigentes da União Desportiva Oliveirense em mais um sucesso desportivo, deixando o compromisso do município em «continuar a apoiar e a criar condições para que o desporto continue a ter um papel importante no concelho».
Segundo Hermínio Loureiro a conquista da edição 2009/10 do CNB2 pela UDO significa que a modalidade «está a renascer» depois de um passado cheio de vitórias. «Estamos a falar de uma modalidade que atingiu o topo e que hoje começa novamente a renascer», afirmou o autarca, felicitando os responsáveis pelo clube por «continuarem a apostar na modalidade».
O presidente da direcção da UDO, José Godinho, é da opinião do autarca. «Esta equipa é o fruto da formação, uma vertente em que o clube sempre apostou», disse, garantindo que a ambição do cube é crescer ainda mais.
A União Desportiva Oliveirense, o clube mais representativo do concelho, foi fundada em Outubro de 1922. Em 1989 foi criada a secção de basquetebol, disputando a III divisão nacional. A grande campanha da UDO no basquetebol português e europeu começou em 1993, ano em que subiu à I divisão. Na época 1995/96 participou na primeira competição europeia, a Taça Korac. O clube venceu, em 2002/2003 a Taça de Portugal e ganhou duas edições da Taça da Liga (2002/03 e 2005/06). Foi, por três vezes, vice-campeão nacional, a primeira vez na época 19997/1998 e as restantes em 2000/01 e 2001/02. Diário de Aveiro |