Um apelo à união de esforços em prol da freguesia da Gafanha do Carmo, mesmo quando há posições divergentes na comunidade, foi o tom principal dos discursos no arranque das comemorações dos 50 anos da elevação a freguesia. A sessão evocativa juntou autarcas locais, dirigentes associativos e representantes de figuras institucionais num “brinde” às bodas de ouro.
Domingos Vilarinho, presidente da Junta de Freguesia, sintetizou os agradecimentos numa palavra deixada a todos os presidentes que passaram pela junta e todos os presidentes de Câmara em Ílhavo e aos dirigentes associativos que contribuíram para o engrandecimento da freguesia. Motivado para mais 50 anos de conquistas traçou o rumo. “Possuímos riqueza ambiental invejável mas votada ao abandono. Uma costa em que o mar absorveu o areal, um Canal de Mira onde outrora se cruzavam moliceiros mas que continua votado ao abandono sem esquecer a floresta, pulmão desta vasta zona. Todo este potencial turístico e ambiental está sub aproveitado. Tenho esperança que não sejam precisos mais 50 anos para ter o aproveitamento destas riquezas”, alertou o autarca.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, mostrou concordância com aspectos levantados pelo presidente de Junta e anunciou alguns dos projectos que podem surgir no horizonte da Gafanha do Carmo a breve prazo. “A qualificação urbana do centro vai ter expansão no próximo ano. Qualificação de passeios e pavimentos, começando do centro para a periferia. Tratar do que temos com obras na estrada florestal, no caminho do Praião e na zona do pavilhão desportivo e outras apostas, para partilhar com o Governo, como seja o parque nascente no canal de Mira”, revelou o autarca deixando caminho aberto à expansão da rede de saneamento a cargo da empresa Águas da Região de Aveiro.
As comemorações seguem já este domingo, às 9h45, com Missa de Acção de Graças. Entre 25 de Setembro e 1 de Outubro haverá exposição de Ferreira de Almeida, um artista natural da Gafanha do Carmo; No dia 3 de Outubro espectáculo de música popular com o grupo “Semibreves”, de 5 a 10 de Outubro a exposição de artistas da terra e no dia 30 de Outubro espectáculo de teatro com a Associação Cultural da Gafanha do Carmo. Diário de Aveiro |