O Cineclube de Aveiro exibe o filme “a teta assustada” com realização de Claudia Llosa. Fausta sofre de uma doença que se transmite através do leite materno de mulheres que foram violadas durante a guerra civil no Peru. A guerra acabou, mas Fausta continua doente, uma doença provocada pelo medo que lhe rouba a alma. Mas agora, a morte súbita da mãe, obriga-a a confrontar-se com os seus medos e os seus segredos: os truques que utiliza para se proteger de uma possível violação. Esta é a história do seu renascimento, uma viagem do medo para a liberdade.
Entre 1970 e 1990, o Peru atravessou um dos períodos mais negros da sua história, durante mais de 20 anos, milhares de mulheres, vítimas da violência da guerra, guardaram o silêncio. Estes crimes deixaram feridas e traumas subterrâneos, não só nas suas almas, mas também nos seus filhos, que herdaram esse medo.
A “teta assustada” é uma doença que se transmite pelo leite materno. Diz-se que as crianças nasceram sem alma porque se esconderam na terra para fugir ao terror. Fausta não viveu a guerra, mas foi testemunha da violação da mãe e da morte do pai enquanto ainda estava no ventre materno. A guerra acabou e já ninguém lhe fará mal, mas ela vive assustada. A morte repentina da mãe obriga-a a enfrentar os seus medos.
Sessão para ver às 22h00 no Teatro Aveirense. Diário de Aveiro |