A Associação de Professores de Matemática, em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, promove, até à próxima sexta-feira, o Encontro Nacional de Professores de Matemática e, no fim-de-semana, o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM). Num dos painéis do primeiro dia, Jaime Carvalho Silva, da Universidade de Coimbra, salienta a importância das novas tecnologias no ensino da matemática e revelou que um estudo dá vantagem aos alunos que utilizam as novas tecnologias na aprendizagem da matemática: “Um dos últimos estudos da OCDE, baseado nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), revela que os alunos que até aos 15 anos usaram o computador durante um ano ou menos, têm resultados muito piores que os alunos que usaram entre um e três anos, três e cinco anos e mais de cinco. Os alunos que usaram o computador entre um e três anos, têm resultados 30% melhores. Entre três e cinco anos, os resultados são 50% melhores e mais de cinco anos, os resultados são 60% melhores. O trabalho com a tecnologia significa que há capacidades que são desenvolvidas, nesse trabalho com a tecnologia, que também têm algum impacto na escola”. As grandes questões do momento, os novos programas do ensino básico, a experimentação e sua avaliação e o ensino secundário profissional serão os temas em discussão durante os dias do encontro: “As iniciativas que existem em todo o mundo, variam em qualidade e encontraram diferentes graus de sucesso. As novas tecnologias permitem refinar os nossos esforços e estruturar os objectivos, nomeadamente a realização de actividades matemáticas criativas e a internet”.
Professores de matemática reunidos em Aveiro. Diário de Aveiro |