A aglomeração Aveiro/Ílhavo regista elevados níveis de poluição atmosférica pelo ozono. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro informa que na estação de Ílhavo foi registada uma concentração média horária de 190 microgramas de ozono por metro cúbico de ar, valor Limiar de Alerta da População.
Os valores registados podem provocar danos na saúde humana, principalmente nos grupos mais sensíveis da população, como as crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.
A CCDRC aconselha que a actividade física seja reduzida ao mínima, que sejam evitados outros factores de risco, como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição, como gasolina, tintas e vernizes, que respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso e que recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.
A aglomeração Aveiro/Ílhavo inclui as freguesias de Aradas, Esgueira, Glória, Santa Joana e São Bernardo, no concelho de Aveiro, e Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo, São Salvador, no concelho de Ílhavo. Diário de Aveiro |