João Pereira de Freitas venceu o concurso Olhos sobre o Mar com a foto “Afã complementar”. O segundo prémio foi para Ernesto Matos com a fotografia “Menelau, filho de Atreu”. Na terceira posição, melhor fotografia de Ílhavo, foi para Raquel Pinto com a foto “tempestade de Fevereiro”, tirada na praia da Barra. A preto e branco o primeiro prémio foi para Paulo Monteiro com a foto “Que Deus os proteja”. O melhor do concelho foi Leonardo Vieira com a foto “ordem do amanhecer” também tirada na praia da Barra que acabou por ser fonte inspiradora para parte significativa dos candidatos.
A entrega de prémios decorreu ontem no porão do navio museu Santo André. Paulo Costa, vereador na Câmara de Ílhavo, regista a subida do número de candidaturas num concurso mobilizador. “Temos cada vez mais olhares, mais diferentes e mais ricos. Batemos recorde de participantes e trabalhos recebidos. Foram 130 participantes e cerca de 600 trabalhos que recebemos mas não corremos atrás de recordes”, afirma Paulo Costa.
A temática marítima continua a fazer parte do trajecto ilhavense. Ribau Esteves destacou esse investimento como estratégico. “Esta aposta estratégica que o Município faz há décadas mas que nos últimos anos vimos estruturando de forma mais completa porque acreditamos que há retorno na cultura e na actividade económica ligada ao mar”, sublinhava o autarca na entrega de prémios do concurso de fotografia “Olhos sobre o mar”. Diário de Aveiro |