Mais de quatro mil pessoas visitaram o Navio-Museu Santo André durante a realização do Festival do Bacalhau, no Jardim Oudinot, da Gafanha da Nazaré. A recuperação do Jardim Oudinot também contribuiu para o aumento do número anual de visitantes ao navio que há nove anos foi convertido em museu. Álvaro Garrido adianta que agora é tempo de fazer obras no navio com o objectivo de o tornar cada vez mais atractivo. “A remodelação do Oudinot foi importante para enquadrar o navio museu. O navio também beneficia o espaço e é óbvio que este navio tem um público transversal ligado ao mar e não só. Adere no quadro de férias de ocupação turística, sazonal, para emigrantes ou gente em férias. O navio cumpre função social. Vamos fazer obras de recuperação da infraestrutura do navio no sentido de o beneficiar e de o tornar cada vez mais atractivo”, afirma Álvaro Garrido.
Hoje é possível visitar o navio de forma gratuita, no dia em comemora nove anos enquanto museu. Álvaro Garrido, da direcção do Museu Marítimo de Ílhavo, acredita que é uma visita que vale a pena. “Estará aberto à população. É a conclusão do festival do bacalhau. Hoje há mais uma oportunidade e desta vez gratuita. Há visitas guiadas para quem as solicitar”, sublinha o director do museu.
Álvaro Garrido acredita que o número de visitantes em 2010 virá ser igual ou melhor que em 2009. Até ao dia 15 de Agosto, cerca de 20 mil pessoas já visitaram o museu. “É muito significativo. Em 2010 os números vão, pelo menos, igualar 2009 contribuindo o Santo André de forma significativa para os indicadores de público do Museu Marítimo com diversificação de públicos”, adianta Álvaro Garrido.
Para as 18h00 está marcada a entrega dos prémios do VII Concurso de Fotografia “Olhos Sobre o Mar” e a exposição dos 50 melhores trabalhos no Navio Museu Santo André até 31 de Agosto. Diário de Aveiro |