Quase meia centena de escolas básicas do 1.º ciclo vão fechar no distrito de Aveiro. Das 701 escolas a encerrar, em anúncio pelo Ministério da Educação, 48 estão espalhadas pelo distrito de Aveiro, destacando-se o concelho de Anadia onde se prevê o maior número de encerramentos.
A medida, que se encontra ao abrigo do plano de reordenamento da rede escolar, calcula que 384 escolas encerrem na região Norte, 152 na região Centro, 121 em Lisboa e Vale do Tejo, 32 no Alentejo e 12 no Algarve.
No distrito de Aveiro, Anadia é o concelho com maior número de encerramentos previstos, com oito escolas. As escolas básicas do 1.º Ciclo de Cerca, Pereiro, Alféloas, Famalicão, Póvoa de Pereiro, Grada, Monsarros, Óis do Bairro, Ferreiros, Pedralva, Amoreira da Gândara, Chãozinho e Ancas vão encerrar.
Na Mealhada serão sete escolas a fechar: a do Vimieira, Canedo, Carqueijo, Cavaleiros, Entrocamento, Mala e Travassô.
Em Arouca são também sete as escolas prestes a fechar portas: a Cruzeiro, Gestosa, Nabais, Porto Escuro, Souto, Ver e Vila Cova.
No concelho de Santa Maria da Feria irão encerrar as escolas de Cavadas, a n.º 4 de Manhouce, Monte de São Roque, Pessegueiro, Vendas Novas e Vila Seca. Serão um total de seis.
São também meia dúzia de escolas a fechar em Oliveira de Azeméis: a EB1 de S. Martinho da Gândara, Sta Lúzia, Adães, Azagães, Pinhão e Rebordões.
Vagos e Vale de Cambra irão perder três escolas cada um dos municípios: Areão, Sanchequias e Vagueira Norte, em Vagos, e Arões, Cabanes e Junqueira em Vale de Cambra. Em Aveiro será um par de escolas a fechar, em Aradas e Eirol. São também duas escolas a encerrar em Ovar: Mãe d' Água e Praia-Cortegaça, e em Espinho: Quinta de Marinha e Corredoura.
O município de Sever do Vouga apenas irá ver encerrada a EB da Remolha. Diário de Aveiro |