O PS de Aveiro quer um debate alargado sobre ordenamento do território em Aveiro. Anuncia a promoção de “um conjunto de contactos com diversos agentes do município e especialistas nesta área”, bem como a realização de “um debate público sobre o Estado do Ordenamento do Território no concelho de Aveiro, durante os próximos meses de Setembro e de Outubro”.
Com esta acção, a estrutura liderada por Eduardo Feio espera “analisar as eventuais implicações das alterações propostas pelo executivo municipal nos instrumentos de gestão do território em processo de alteração (nomeadamente em projectos como o Polis Aveiro e Parque da Sustentabilidade); e apresentar as propostas do Partido Socialista de Aveiro para esta área do Ordenamento do Território no concelho de Aveiro.
O PS lembra que a revisão do Plano Director Municipal de Aveiro (iniciado a 16 de Fevereiro de 2004) está a demorar muito temporadas e que as alterações ao Plano de Pormenor do Centro podem comprometer uma zona nobre da cidade com eventuais aumentos das cérceas de alguns dos edifícios a construir. Manifesta-se ainda preocupada com a aprovação do inicio do procedimento com vista à Alteração do Plano de Urbanização da Polis com impacto nos sectores designados como "Zona de Entrada na Cidade e Ligação ao IP5" e "Zona do Parque Central da Cidade".
Para Eduardo Feio há “uma atitude casuística de gestão, em que processos estruturantes, nomeadamente a revisão do PDM, não avançam, e em paralelo, se promovem alterações a instrumentos de gestão do território recentemente aprovados para zonas de especial importância no quadro das funções urbanas planeadas para a cidade – nova zona verde da cidade e porta da cidade”. Diário de Aveiro |