ABREM HOJE AO PÚBLICO AS DESNIVELADAS DE ESMORIZ E S. MIGUEL.

A Refer abre hoje ao público as passagens desniveladas inferior de Esmoriz e superior de S. Miguel – Ovar, uma obra de 3,3 milhões de euros. A construção destas duas passagens desniveladas esteve a cargo de Rede Ferroviária Nacional e o Município de Ovar assumiu o custo dos terrenos necessários às construções no valor de 995 mil euros.

A execução das desniveladas de Esmoriz e S. Miguel e Arada surge na sequência de protocolos outorgados entre a Câmara Municipal de Ovar e a REFER e tem por objectivo a reabilitação da Linha do Norte. No caso do concelho de Ovar, o protocolo prevê o encerramento definitivo de seis passagens de nível e a construção de cinco desniveladas, três das quais já se encontram concluídas e em funcionamento – Cortegaça, Maceda e Arada.

A passagem inferior de Esmoriz já mereceu reparos da população que teme os efeitos da inclinação que chega aos 12% num trajecto com curva no rebaixamento. Temem que se transforme em zona de acidentes caso os condutores não cumpram o limite de velocidade fixado em 30 km/hora. A Câmara Municipal de Ovar tem consciência de que as soluções técnicas adoptadas pela REFER tiveram condicionantes resultantes de pré-existências urbanísticas, pelo que, não sendo soluções ideais, visam, no essencial, dar resposta aos conflitos e constrangimentos existentes em matérias de acessibilidade, segurança e mobilidade.

Entretanto, está em curso projecto para reabilitação e ampliação da Estação de Ovar e para a desnivelada da Ponte Nova. A concretização deste objectivo significa a resolução definitiva no concelho de um problema que se arrastava há muitos anos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt