O Parque da Sustentabilidade continua a merecer críticas por parte dos partidos da oposição com assento na Assembleia Municipal de Aveiro. Depois da petição entregue a Élio Maia pelo movimento Amigos da Avenida onde solicitavam uma discussão pública sobre o projectos, os partidos levantam questões principalmente no que diz respeito ao Bairro do Albói e à ponte pedonal sobre o canal central.
João Dias diz que a ponte pedonal vai marcar negativamente uma das imagens de marca de Aveiro. O membro do Bloco de Esquerda lamenta ainda que o corredor viário vá estragar, na opinião do BE, uma das poucas zonas verdes que Aveiro tem: “A ponte pedonal é muito contestada pelo impacto visual em termos paisagísticos. É uma imagem de marca de Aveiro e vai marcar negativamente aquela zona. Em relação à via que poderá atravessar o jardim, é óbvio que um espaço verde é um espaço para as pessoas, onde podem estar à vontade e sem preocupações com o trânsito. Se os poucos espaços verdes que temos vão ser atravessados com vias, não se está em nada a contribuir para a sustentabilidade de Aveiro”.
O PCP também concorda que a ponte representa uma violência paisagística naquela zona. Filipe Guerra diz, ainda, que não se justifica a construção de uma nova ponte quando existe uma outra a poucos metros: “A construção desta ponte representa vários riscos de violência paisagística sobre o canal central. Não se justifica o investimento numa ponte ali quando se tem outra ponte a 200 metros. Não fará sentido”.
Já o PS diz que não põe em causa o investimento de 600 mil euros que a ponte pedonal vai representar, mas a estética que apresenta. Pedro Pires da Rosa afirma, ainda, que a ponte faria mais sentido se fosse construída perto da rotunda do Marnoto, como previa o Programa Polis: “Esta ponte vai custar 600 mil euros à autarquia. Eu não estou a por isso em causa, mas a ponte é feia. É muito feia e está num sítio que vai desvirtuar aquela zona. O Programa Polis previa que a ponte fosse mais perto da rotunda do Marnoto e é o que me parece que faz sentido em termos do desenvolvimento da cidade”.
João Valente elogia a coragem do Executivo Municipal em levar em frente o Parque da Sustentabilidade. O deputado do PSD responde ainda às críticas em relação à estética da ponte propriamente dita e diz apenas que “cada um tem os seus gostos”: “É preciso ter coragem para mudar em Aveiro. Todo o processo das pontes foi um processo legal e transparente. Agora, cada um tem os seus gostos”.
João Pedro Dias diz que o que vai mudar será apenas o trajecto do corredor viário que atravessará o jardim em vez de o fazer à volta da praça. O deputado do CDS-PP garante que o Parque da Sustentabilidade é um projecto que via beneficiar a cidade de Aveiro: “É evidente que o que está em causa é que na Praça do Albói é que o trânsito em vez de circular à volta da praça, atravessará o jardim numa via única, a uma cota superior e com lombas. Acho que é um projecto que vai beneficiar a cidade”.
O debate na última edição do programa “Canal Central”. Diário de Aveiro |