O “Encontro de Bicicletas Antigas do Monte-Murtosa” mobilizou cerca de 250 “pasteleiras”. Pelas ruas das Freguesias do Monte e da Murtosa passaram autênticas relíquias, algumas com mais de 100 anos, que os orgulhosos donos ostentaram, trajados a rigor, com indumentária da época. No final houve prémios para os melhores trajes, masculinos e femininos, para a bicicleta mais antiga e para o melhor restauro.
Segundo a organização, pela participação registada, o “Encontro de Bicicletas Antigas do Monte-Murtosa” é já o maior evento do género realizado no nosso país, provando que as velhinhas “pasteleiras” estão outra vez na moda, possuindo um crescente número de fans em Portugal e, em particular, na Murtosa.
Também no fim-de-semana teve lugar a segunda edição do passeio cicloturístico do Rancho Folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre”, uma iniciativa realizada pela Colectividade Bunheirense em parceria com a Câmara Municipal, que contou, este ano, com a participação de 150 ciclistas, de todas as idades, ultrapassando as expectativas da organização.
O período da Primavera e do Verão, no Município da Murtosa é particularmente rico em iniciativas de cariz cicloturístico, levadas a cabo pelas colectividades, com o apoio da Câmara Municipal. Estes eventos pretendem, essencialmente, promover, de forma simples e integradora, o convívio e o gosto pela utilização da bicicleta, em consonância com o “Projecto Murtosa Ciclável”. Diário de Aveiro |