A Câmara de Oliveira de Azeméis está preparada para criar um Centro de Treino Municipal de Boccia destinado a apoiar e a fomentar a prática desportiva das pessoas portadoras de deficiência. A nova estrutura, resultante de um protocolo assinado entre a autarquia e o Centro de Recuperação de Crianças e Jovens Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (Cerciaz), vem criar novas condições no desenvolvimento da modalidade dando oportunidade aos atletas de se prepararem melhor para as competições. «Além da melhoria do treino existem outros objectivos a atingir que são a realização de um campeonato anual concelhio e a participação em competições», afirma Hermínio Loureiro, presidente do município.
Segundo o autarca, o protocolo rubricado «teve em conta o facto do boccia ser uma das modalidades com maior número de praticantes, em especial junto da população com paralisia cerebral».
As limitações inerentes à mobilidade condicionada levam Hermínio Loureiro a considerar os praticantes de boccia «super atletas» mas reforça ser fundamental «criar condições para que eles possam melhorar as suas aptidões».
Oliveira de Azeméis acolheu ainda, em 2005, a fase final do campeonato nacional, o campeonato de Portugal (2004) e o campeonato nacional, em 2003.
O CTBMOA pode ser utilizado por todas as pessoas portadoras de deficiência sendo intenção da autarquia a federação de uma equipa do município na Associação Nacional de Deficiência - Paralisia Cerebral.
Segundo a parceria institucional, compete à autarquia o apoio financeiro ao CTBMOA e a cedência de um pavilhão desportivo para a realização do campeonato concelhio de boccia. Diário de Aveiro |