Cerca de 115 jovens de todas as freguesias do Concelho de Albergaria envolveram-se no primeiro ano de actividade do projecto “ B´Ora Lá” que visa aumentar os factores de protecção das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade (individual, familiar e social) e reduzir os factores de risco associados ao consumo de substâncias psicoactivas. O balanço é feito pela autarquia que elege o aconselhamento e acompanhamento psicológico como “espaço terapêutico”, capaz de facilitar a reflexão e a partilha das dificuldades.
Na área do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, foram dinamizados quatro grupos (dois em S. João de Loure e dois em Albergaria-a-Velha) que permitiram novas experiências aos mais novos que, de outra forma, não teriam oportunidade de usufruir. Mergulho, artes circenses, photovoice, slide, rapel, arvorismo, orientação, paintball, pintura, teatro, música e dança foram apenas algumas das actividades desenvolvidas que, mais tarde, facilitaram a criação do Clube de Prevenção B´Ora Lá.
Constituído por jovens do projecto, este clube pretendeu levar a “filosofia” B´Ora Lá a outros colegas com as mesmas características, motivações e vivências.
Para além do trabalho desenvolvido com as crianças e os jovens, deu-se, igualmente, atenção às famílias, com sessões de Terapia Familiar e Educação Parental, e aos professores, com os quais foram desenvolvidas Oficinas de Trabalho, com recurso à Metodologia Sociodramática. Diário de Aveiro |