MUNICÍPIOS COMEMORAM O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS.

O Museu de Aveiro celebra o Dia Internacional dos Museus sob o lema “Museus e Harmonia Social”. O Museu da Cidade (e os seus núcleos museológicos – Museu Arte Nova, Ecomuseu Marinha da Troncalhada e Museu de Requeixo) têm um programa que se prolonga até ao dia 27 deste mês.

Para além das entradas gratuitas, ao longo do dia, destacam-se duas conferências do terceiro ciclo dos Aveirenses Ilustres: hoje, às 18h30, no Museu da Cidade, dedicada a dois historiógrafos locais: Rangel de Quadro e Marques Gomes, e no dia 27 de Maio, no mesmo horário e local, homenagem a Zeca Afonso.

Programa apresentado por Ana Gomes, responsável da autarquia pela divisão de museus: “Amanhã teremos acesso livre para todos aqueles que nos queiram visitar. Temos visitas guiadas e temáticas que podem ser solicitadas com uma marcação prévia e que serão acompanhadas por um técnico do respectivo museu, incluindo a própria cidade já que a cidade é um mote para a existência do museu. Temos várias actividades ao longo de duas semanas para atrair novos públicos e para apresentar Aveiro a quem quiser conhecer a cidade”.

Em Ílhavo, o Museu Marítimo propõe uma programação diversificada cujo evento maior reside na abertura da exposição “Mares Modernos”. Trata-se de uma exposição de pintura, que reúne um conjunto de obras de temática marítima assinadas por pintores das diversas gerações do modernismo português. Esta exposição apresenta obras de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Querubim Lapa, Noronha da Costa, Júlio Pomar e Júlio Resende.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt