A Confraria Camoniana de Ílhavo prepara a celebração do 10º aniversário no próximo dia 10 de Junho de 2010. Para já, apresenta os resultados do 5º concurso camoniano de poesia. Na secção de poesia livre o primeiro prémio foi para Maria Glória das Neves, de Aradas (Aveiro), com “eu no espelho”. O segundo prémio foi para João Tomaz Parreira, também de Aveiro, com “Confidências”. O terceiro lugar ficou para “Um sorriso” de Maria Celeste Salgueiro Seabra (Aveiro). A menção especial pertence a “Exortação e Louvor” de Maria Fernanda Tavares de Sá (Porto). Na categoria de melhor autor ilhavense a prémio foi para Maria Manuela de Oliveira Frade Trindade Salgueiro e a menção especial para Emília Peñalba de Almeida Esteves com “Os Lusíadas e o Naufrágio”.
O programa comemorativo prevê a apresentação de um selo comemorativo, carimbo e envelope de primeiro dia de circulação; apresentação do novo símbolo da Confraria, pin, medalha, garrafa de vinho do Porto com rótulo exclusivo e a 4ª edição do Boletim Camoniano; exposição filatélica sobre Camões coordenada pelo Clube dos Galitos de Aveiro, e uma exposição de Quadros sobre Camões e de edições de “OS LUSÍADAS”.
Durante a cerimónia haverá a leitura de excertos de “OS LUSÍADAS” por alunos da Escola Secundária Dr João Carlos Celestino Gomes recriando a chegada de Vasco da Gama da Índia; Durante o desfile das confrarias desfilará também uma caravela com os figurantes trajados à época.
O programa de dia 10 vai arrancar às 10h00 com recepção às Confrarias no Centro Cultural de Ílhavo. Diário de Aveiro |