Os trabalhadores do sector de impressão gráfica da Colep Portugal (Vale de Cambra) iniciam, hoje, uma greve desde as seis horas até às seis horas do dia 19 de Maio. A greve é sinal de protesto e descontentamento face à posição da administração da empresa de impor uma alteração de horário de trabalho e dos dias de descanso sem o acordo dos trabalhadores. A maioria dos trabalhadores pratica um horário de três turnos rotativos há mais de vinte anos, com descanso semanal ao sábado e domingo.
Segundo nota da USA, “a administração da empresa quer acabar com o descanso semanal ao sábado e domingo, devido a laboração contínua, para a qual a empresa deve encontrar soluções que respeitem direitos e opções dos trabalhadores, não os penalizando na sua vida pessoal e familiar”. Ainda segundo a nota, “para além da imposição unilateral, intimidam com procedimentos disciplinares, tendo já procedido ao despedimento dum trabalhador que não aceitou uma alteração de horário por motivos de saúde e familiares”.
A Colep Portugal, é uma grande empresa de fabricação de embalagens metálicas ligeiras, no concelho de Vale de Cambra, que tem ao seu serviço mais de 900 pessoas. Diário de Aveiro |