CINECLUBE DE AVEIRO APRESENTA O FILME AMARCORD DE FEDERICO FELINI.

O Cineclube de Aveiro apresenta o filme Amarcord de Federico Felini. Foi globo de ouro para melhor filme estrangeiro em 1975 e esteve nomeado para melhor realizador e melhor argumento original nos Óscares de 1976.

Amarcord" é um retrato do dia-a-dia na pequena cidade de Rimini, em Itália, em 1930, do ponto de vista de um adolescente delinquente. Uma mistura entre fantasia e realidade trazida pela mão do mestre Fellini, que se baseou nas próprias recordações, quando era adolescente na era fascista do "Il Duce".

Com personagens bizarras, entre professores assustadores, padres pomposos e familiares doidos, Fellini faz um retrato irónico de uma época conturbada, na iminência da II Guerra Mundial, com o jovem herói e protagonista a viver os seus dias de juventude de forma despreocupada com os seus amigos.

A ironia começa no título no filme. "Amarcord" quer dizer literalmente "eu lembro-me", o que poderia levar a pensar que se referia ao fascismo. Ao contrário disso, Fellini traz-nos as suas mais felizes recordações da adolescência.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt